Descemos no porto de izmir, e um ônibus nos levou à cidade de Selçuk, cidade próxima das ruinas romanas de Éfesos, importante local onde se encontrava o templo de Artemisa, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.Visitamos a Basílica de São João.
São João passou em Éfeso durante suas viagens missionárias e ficou lá por três anos, acompanhando a Virgem Maria. Pensa-se que ele terá escrito o seu evangelho em Éfeso, e que também morreu lá. O Imperador Justiniano erigiu uma grande Basílica de São João, acima do seu túmulo no século 6 DC.
A Basílica de São João era em forma de cruz e tinha 130 m de comprimento. Havia um átrio do lado frontal e a igreja era constituída por seis abóbadas sustentadas por pilares enormes que tinham sido erguidos entre as naves. Dois andares de colunas foram construídos entre as naves e os monogramas de Justiniano e sua esposa Teodora tinham sido gravados na linha inferior das colunas.
As escavações recentes trouxeram à luz um Batistério, uma piscina e uma capela com afrescos que retratam os santos Cristãos.
Uma parte dos fundamentos que eram de tijolo e as paredes de mármore da Basílica foram reconstruídos e é dito que se estivesse totalmente restaurada, então seria a sétima maior catedral do mundo inteiro.
A Basílica de São João está localizada a 3,5 km de distância do antigo local de Éfeso, na encosta da montanha Ayasoluk. Era um dos lugares mais sagrados durante a idade Medieval atraindo um grande número de peregrinos. No entanto, foi destruida devido as invasões árabes e foi convertida em mesquita em 1330. Em 1402, foi inteiramente destruída pelo exército Mongol de Tamerlão.
Volta ao ônibus, e espera pela próxima parada, que foi na Casa da Virgem Maria.
No topo das montanhas, nas proximidades da cidade de Selçuk e das ruínas de Éfeso, encontra-se uma pequena casa, que se acredita ter sido a casa onde a Virgem Maria, mãe de Jesus, viveu com o apóstolo João após a morte do filho . A cerca de oito quilómetros da cidade, o local onde Maria teria vivido passou despercebido até 1881, quando um padre francês descobriu as ruínas da casa que hoje é visitada por turistas do mundo inteiro.
Segundo a Bíblia, ao ser crucificado, Jesus pediu a São João Evangelista para cuidar de sua mãe. Assim, João trouxe Maria para Éfeso em 37 d.C., onde ela passou o resto de sua vida, numa modesta casa de pedras. A casa da Santa Virgem Maria, fica no alto do monte Coresus (Panaya Kapulu) a 8 km do centro de Éfeso num local conhecido agora como Maryemana Kultur Parki. A casa foi oficialmente declarada pela Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, além de peregrinos de vários outros cultos.
Visitaram o local: em 1967, o Papa Paulo VI; em 1979, o Papa João Paulo II e em 2006, o Papa Benedicto XVI.
Conhecemos a Casa da Virgem Maria, um local extremamente bonito e preservado, e aproveitamos para beber águas de fontes que muitos acreditam ser milagrosas (são três torneiras de água, uma para o amor, outra para a saúde e a outra não me lembro, mas como era coisa boa, bebi água das três) e fazer pedidos, promessas ou agradecimentos em papéis que preenchem uma parede externa do local. Os visitantes ainda costumam celebrar missas num pequeno recinto ao ar livre, no local.
Na volta, paramos para assistir um desfile de moda.
Logo após o desfile, nos jogaram em uma loja de roupas, e nos ofereceram blusas. Uma mais "barata" que a outra, tipo 500, 1500, 2000 euros. Mentimos que não trouxemos cartão, e chegamos a ter pena de quem caiu na lábia dos turcos, pois devem estar pagando as prestações da roupa até hoje.
Logo após o desfile, nos jogaram em uma loja de roupas, e nos ofereceram blusas. Uma mais "barata" que a outra, tipo 500, 1500, 2000 euros. Mentimos que não trouxemos cartão, e chegamos a ter pena de quem caiu na lábia dos turcos, pois devem estar pagando as prestações da roupa até hoje.
Este passeio todo da Turquia durou cerca de 5 horas.
Voltamos para o navio e almoçamos.
O próximo dia foi de navegação. No dia posterior visitamos um dos locais que estávamos mais ansiosos para conhecer: Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário