sábado, 7 de abril de 2012

Grécia - Pireus / Atenas

A Grécia é muito graciosa, o povo é muito receptivo e bonito também.
Descemos no porto de Pireus e seguimos um trajeto de ônibus até avistar a acrópole.
Vimos os ônibus elétricos, passamos pelo estádio dos jogos olímpicos, por algumas construções políticas e paramos na Acrópolis de Atenas.
A cidade de Atenas (Athínai, em grego moderno e Athenai, em grego antigo) era um dos mais importantes centros culturais do mundo antigo. Considerada o berço da civilização ocidental. Atingiu seu período áureo no século 5 a.C. sob o governo de Péricles.
O nome da cidade homenageia Atena, deusa da sabedoria, das ciências e das artes. Atena corresponde à deusa Minerva dos romanos.
Em 1938, tornou-se a capital da República Helênica (atual Grécia), sendo também a maior cidade grega. Foi sede dos Jogos Olímpicos modernos por 2 vezes: 1896 e 2004.

A Acrópolis de Atenas foi construída entre 450 a 330 a.C sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Parthenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópolis significa "cidade no topo". Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.



 



As ruínas do Parthenon, o mais importante monumento da civilização clássica grega, dedicado à deusa Atena. Foi construído sob o governo de Péricles entre 447 e 438 a.C. Posteriormente foi convertido a igreja cristã do período bizantino, transformando-se, depois, em mesquita muçulmana. Em 1687, os turcos utilizaram o Partenon como depósito de pólvora quando Atenas foi cercada pelos venezianos. Uma explosão destruiu grande parte do Partenon, até então razoavelmente preservado.

 Após vermos os principais monumentos/pontos turísticos de Atenas, paramos em um hotel na cidade para almoçarmos. Finalmente uma comida deliciosa, tinha batata e frango!! =)
Terminado o almoço, seguimos para Cabo Sounion. O nosso programa incluiu um passeio ao longo da estrada perto da costa que leva a Sounion! Podemos contemplar as vistas do Golfo Saronic, enquanto passamos pelas praias cosmopolitanas de Glyfada, Vouliagmeni e varkiza, em direção ao ponto mais sul de Attica, o Cabo Sounion, onde pudemos tirar inúmeras fotos em frente ao Templo de Poseidon (Deus dos Mares) que tem mais de 70 metros de altura. Após esta visita, tivemos tempo para caminhar livremente pela rochosa peninsula e aproveitar o sol maravilhoso de fim de tarde. Os penhascos são assustadores, mas ao mesmo tempo lindos.


 







 Volta para o navio. Parada da manhã seguinte: Izmir – Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário